
Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. O uso de medicamentos para emagrecimento deve ser feito somente com prescrição e acompanhamento médico. A automedicação pode causar efeitos adversos e riscos à saúde.
Tanto o Wegovy como o Ozempic têm o mesmo princípio ativo que a semaglutida. Além disso, ambas as medicações agem simulando a ação do hormônio GLP-1 (não à toa, são chamados de medicações GLP-1), que é produzido naturalmente pelo corpo, mais especificamente pelo intestino depois das refeições.
Basicamente, essas substâncias agem enviando uma mensagem para o cérebro avisando que estamos satisfeitos. O resultado? A fome é saciada mais rapidamente. Além disso, elas retardam o esvaziamento do estômago e aumentam a produção de insulina.
Wegovy como o Ozempic: efeitos colaterais
Como qualquer medicação, o Wegovy e o Ozempic podem gerar efeitos colaterais. Basta ler a bula para entender que os efeitos de ambas, quando acontecem, costumam ser leves e, geralmente, estão relacionados a distúrbios gastrointestinais, como náusea, vômito, diarreia, entre outros.
Em casos mais raros, já foram relatados paladar afetado, tontura, insônia, cansaço, hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), cálculo biliar (pedra na vesícula), enzimas hepáticas elevadas e algumas reações na região de aplicação (coceira, hematoma, dor, entre outros).
Importante é saber que cada organismo age de uma forma. Por isso, o acompanhamento de profissionais de saúde é essencial. Na Voy, você vai sempre estar à uma mensagem de WhatsApp de um especialistas.
Por esses motivos, é essencial se consultar com um médico antes de iniciar o tratamento.
Agora as diferenças entre os medicamentos
A principal diferença é de nascença. É que o Ozempic foi aprovado pela ANVISA para tratar diabetes tipo 2. Só depois ele passou a ser prescrito como off-label para emagrecimento, ou seja, para um uso fora das indicações oficiais da bula.
Já o Wegovy foi desenvolvido desde o início para o tratamento da obesidade, ajudando na perda de peso quando associado com hábitos saudáveis.
Essa diferença afeta um pouco o modo de uso: ambos são administrados semanalmente, mas, para a perda de peso, o Wegovy costuma ser prescrito tem dosagem maior que o Ozempic.
Qual emagrece mais: Wegovy ou Ozempic?
Diversos estudos científicos mostram que tanto o Ozempic quanto o Wegovy são soluções seguras para emagracer, especialmente quando combinados com hábitos saudáveis.
Em pesquisas comparativas, a semaglutida, presente em ambos, demonstrou ajudar os pacientes a perderem uma quantidade maior de peso após 68 semanas de uso.
Afinal, qual é o melhor medicamento para emagrecer?
O melhor remédio para emagrecer é sempre aquele que o endocrinologista prescreve. Cada caso é um caso e por isso a avaliação médica é essencial.
Entender como cada medicação funciona, seus efeitos colaterais e suas diferenças é uma forma de se empoderar sobre o tema e tomar a melhor decisão em conjunto com seu médico. A ideia é emagrecer com saúde e segurança, certo?
Para saber se há indicação de algum tratamento para emagrecer, a Voy Saúde disponibiliza acesso a médicos para uma avaliação online no site www.voysaude.com.




